Ação conjunta prende 11 pessoas em flagrante por furto de energia em cidades do Bico do Papagaio

0
1

Policiais civis e Energisa estiveram em Augustinópolis, Araguatins, São Miguel do Tocantins, Axixá do Tocantins e Sítio Novo do Tocantins nesta semana e encontraram ‘gatos de energia’. Policiais estiveram em cinco cidades nesta semana
Divulgação/Polícia Civil
Mais uma ação conjunta para coibir o furto de energia aconteceu no Tocantins. Dessa vez, equipes de fiscalização estiveram em cidades do Bico do Papagaio e prenderam 11 pessoas em flagrante por fraude e ligações clandestinas de energia elétrica.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Policiais civis e representantes da Energisa, concessionária responsável pelo serviço no Tocantins, fiscalizaram imóveis em Augustinópolis, Araguatins, São Miguel do Tocantins, Axixá do Tocantins e Sítio Novo do Tocantins entre segunda-feira (25) e esta sexta-feira (29). As equipes fizeram 179 inspeções nas cidades, que resultaram e 45 autuações.
O furto de energia, feito por meio das ligações irregulares mais conhecidas como ‘gatos’, é uma infração prevista no Código Penal. Pessoas condenadas pelo crime podem pagar até quatro anos de prisão e ter que pagar multas.
Segundo o delegado João Batista Marques, da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra Concessionárias de Serviço Público (DRCSP – Palmas), a situação prejudica a distribuição de serviço de forma geral e mais ações como estas vão ser realizadas para coibir o crime.
Entre os dias 18 e 22 de setembro, outra ação envolvendo a Polícia Civil e Energisa também terminou com a prisão de 11 pessoas e quase 50 ligações clandestinas identificadas nas cidades de Paraíso do Tocantins e Porto Nacional.
LEIA TAMBÉM:
Onze pessoas são presas durante ações de combate a ‘gatos’ de energia em duas cidades
Com o resultado das ações nas regiões central e extremo-norte do estado, o coordenador de medição e combate a perdas da Energisa Ricardo Pedrosa, destacou a importância de denunciar quem faz ‘gatos de energia’, já que a conta dos furtos é paga por todos.
Conforme a Energisa, entre os problemas causados pelo crime estão e a sobrecarga na rede, oscilações, faltas de energia e danos a equipamentos e transformadores. Para denunciar, o consumidor pode informar a Polícia Civil ou mesmo a concessionária, por meio do 0800 721 3330. A pessoa não precisa se identificar.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins